Respiração para minimizar o calor da menopausa

... ou do verão. Conheça a sitkari pranayama, uma técnica que ajuda a resfriar o corpo e acalmar a mente

Texto: Nina Campos

Respiração para minimizar o calor da menopausa | <i>Crédito: Ilustração: Alex Tihonovs / shutterstock
Respiração para minimizar o calor da menopausa | Crédito: Ilustração: Alex Tihonovs / shutterstock
Uma das maiores reclamações das mulheres quando entram na menopausa são os calores que sentem ao longo do dia e da noite. Existe uma técnica de respiração milenar indiana – o sitkari pranayama – que ajuda a resfriar o corpo e acalmar a mente. Ela também pode ser feita por pessoas que sentem muito calor durante o verão. Veja como realizá-la seguindo as orientações da professora Andrea Wellbaum, nossa colunista e dona do Estúdio Hot Yoga São Paulo: 

“Sente-se em uma postura confortável, preferivelmente de pernas cruzadas, e feche os olhos. Mantenha as mãos nos joelhos. Pressione os dentes superiores e inferiores uns contra os  outros e separe os lábios o máximo possível com conforto. Inspire lentamente pelas brechas entre os dentes e ouça o som da respiração enquanto o ar é puxado para dentro. Feche a boca no final da inspiração e, lentamente,  expire pelo nariz. Repita o processo até 20 vezes. Em momentos de calor extremo, essa respiração pode ser feita por até dez minutos.” 

Segundo Andrea, essa respiração tem o mesmo efeito daquela que animais fazem, com a boca aberta e a língua para fora. “Quando o ar entra pela boca, ele resfria a língua e diminui a temperatura do sangue que deixa os pulmões, resfriando assim também o resto do corpo”, explica a professora.


07/03/2017 - 11:20

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Revista Bons Fluidos