Frutos do campo

Os lindos buquês comestíveis da designer lituana Karolina Samalé saciam o apetite por beleza, surpresa e alimentos frescos

Texto: Raphaela de Campos Mello | Fotos: Justas Samalius / divulgação

Frutos do campo | <i>Crédito: Justas Samalius / divulgação
Frutos do campo | Crédito: Justas Samalius / divulgação
Receber um buquê é sempre um deleite, mesmo sabendo que a formosura das flores se resumirá a um breve lampejo. Pensando nisso, Karolina Samalé, 26 anos, moradora da cidade de Kaunas (segunda maior de seu país), criou uma maneira inusitada de arrancar os mesmos suspiros: buquês compostos de vegetais, frutas e temperos tão ou mais arrebatadores do que as versões tradicionais. A sacada dessa vegetariana, que pode ser facilmente reproduzida, encanta os olhos e atiça o paladar.
“Sempre fui apaixonada por alimentação saudável e criação de presentes, mas o insight veio um belo dia, ao avistar um punhado de alho e  ores secas, composição similar aos arranjos tradicionais confeccionados no interior do meu país na Páscoa”, ela revela. E torce para que a ideia aumente o consumo de ingredientes frescos. Recentemente, a artista criou uma linha de buquês à base de ervas medicinais, tais como folhas de raspberry, echinacea e hipericão, escolhidos a dedo para combater gripes e resfriados. Por ora, as entregas se restringem a Kaunas, mas a designer está concebendo uma caixa que irá permitir despacho para outras cidades lituanas.

Aprenda a fazer um belo e saboroso buquê composto de vegetais, frutas e temperos com as dicas de Karolina:

Não se preocupe com nenhum tipo de manipulação especial dos ingredientes. Pode começar a montar o buquê assim que voltar da feira ou do mercado. Só avise o presenteado que ele precisa lavar os componentes antes de consumi-los. Se for fatiar algum item, use luvas para garantir a higiene e entregue imediatamente.

• Comece escolhendo uma paleta de cores em sua mente. Por exemplo, tons rosados, alaranjados, esverdeados, e assim por diante. Ou então opte por tons contrastantes,
como vermelho e verde. Depois encontre ingredientes com cores similares a essa paleta. Tente incluir formas e texturas variadas afim de enriquecer o conjunto.

• Espete palitos de madeira na parte inferior de cada vegetal ou fruta. Depois una-os e amarre-os com um barbante. Procure variar a altura de cada elemento, criando
um todo harmônico. Por fim, cubra a base do arranjo com um belo papel colorido. Antes de entregar o buquê ao destinatário, envolva o conjunto em papel celofane transparente, que oferece maior proteção sem esconder a obra de arte.

VEJA MAIS EM

09/03/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos