Sala de realidade virtual faz viagem pela pré-história

Exposição em São Paulo proporciona aos visitantes conhecerem quase 30 espécies de dinossauros que habitaram o Brasil

Letícia Gerola

Antarctosaurus brasiliense - Formação adamantina ou Marília | <i>Crédito: Dinoraul
Antarctosaurus brasiliense - Formação adamantina ou Marília | Crédito: Dinoraul

O Museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, inaugurou em fevereiro a sala de realidade virtual Dinos do Brasil. A exposição permite que os visitantes, em grupos de até 25 pessoas façam uma expedição de meia hora de duração pela pré-história com o auxílio de óculos de realidade virtual. Os visitantes conhecem algumas das quase 30 espécies de dinossauros que habitaram regiões do país ocupadas hoje pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Ceará, Maranhão e Minas Gerais.
  Os idealizadores do projeto recriaram digitalmente os ambientes onde viveram esses dinossauros há centenas de milhões de anos: além dos próprios animais, simularam como caminhavam, os sons que produziam e alguns comportamentos que apresentavam, como o de predação e “furto” de ovos.
  Para isso, contaram com a consultoria de Luiz Eduardo Anelli, professor de paleontologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), e com a reconstrução dos dinossauros, feita pelo paleoartista Rodolfo Nogueira. Autor de diversos livros sobre dinossauros do Brasil – um deles, para crianças, também intitulado “Dinos do Brasil” –, Anelli foi curador da exposição “Dinos na Oca e outros animais pré-históricos”, realizada em 2006, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que registrou um dos maiores recordes de público entre as exposições realizadas em todo o país.
  “A premissa da expedição virtual é que não tivesse nada sem fundamentação geológica e paleontológica”, afirmou Anelli. “Tivemos a ajuda de um ótimo ilustrador, que desenhou os dinossauros com bastante conhecimento, o que facilitou bastante. Mas também levantamos muitos dados sobre relevo e vegetação dos ambientes nas épocas retratadas na exposição”, afirmou.

Exposição “Dinos do Brasil”
Faixa etária: a partir de 9 anos
Sessões: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h ( de terça a sexta sessões para grupos agendados. Aos fins de semana, férias escolares e feriados é preciso tirar senha para participar da atividade)
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). Aposentados, crianças de 4 a 12 anos com carteirinha e pessoas com deficiência pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Local: Museu Catavento Cultural - Palácio das Indústrias – Avenida Mercúrio, s/número, Parque Dom Pedro II, Centro.
Mais informações: http://www.cataventocultural.org.br.

Com informações de Agência Fapesp. 

13/03/2017 - 16:35

Conecte-se

Revista Bons Fluidos