O poder do quando

Livro ensina a descobrir o ritmo do seu corpo: saiba o momento certo para almoçar, pedir um aumento, tomar remédio...

Letícia Gerola

Tornou-se mais difícil reconhecer qual é o seu próprio tempo | <i>Crédito: iStock
Tornou-se mais difícil reconhecer qual é o seu próprio tempo | Crédito: iStock

Dr. Michael Breus é conhecido nos Estados Unidos como “The Sleep Doctor”. Psicólogo clínico, diplomata do Conselho Americano de Medicina do Sono e membro da Academia Americana de Medicina do Sono, é autor de diversos livros sobre a qualidade do sono e como ele afeta diversos aspectos da nossa vida - o peso, a produtividade, os relacionamentos e os hábitos cotidianos.
  Ao longo de seus estudos, Dr. Breus constatou que o timing perfeito está no DNA de cada indivíduo e, no decorrer do dia, a temperatura corporal, pressão arterial, cognição, fluxo hormonal, metabolismo e outras funções flutuam e são governados de acordo com esse ritmo fisiológico particular de cada um.
  No mundo digital de hoje, estamos expostos a estímulos 24 horas por dia.  Tornou-se mais difícil reconhecer qual é o seu próprio tempo. Segundo Breus, não respeitar o funcionamento natural do organismo é extremamente prejudicial para o bem-estar físico, mental e emocional. Esse fenômeno é chamado de cronodesajuste e, nos últimos quinze anos, cientistas têm relacionado esse desajuste a doenças como transtornos de humor, cardiopatias, diabetes, obesidade e até câncer.
Em suas pesquisas, Dr. Breus descobriu que, embora o relógio biológico de cada pessoa seja diferente, a maioria pode ser classificada de acordo com um dos seguintes cronotipos: urso, lobo, golfinho ou leão.
  Em seu novo livro, O poder do quando, o psicólogo disponibiliza logo nos primeiros capítulos um teste para que o leitor possa identificar qual é o seu cronotipo. Dessa forma, pode-se reconhecer o melhor momento para a realização de uma série de atividades — desde planejar algo importante, fazer exames médicos, tomar remédios, praticar exercícios e memorizar informações novas, até mesmo discutir com o parceiro. Ao respeitar o ritmo do relógio biológico e, assim, perceber o momento certo para realizar as mais diversas tarefas cotidianas, ganha-se um aliado fundamental para aprimorar a qualidade de vida e alcançar bons resultados. 

O Poder do Quando
R$ 49,90
Editora Fontanar

07/03/2017 - 18:22

Conecte-se

Revista Bons Fluidos