5 dicas para arrumar as malas para o carnaval

Saber o clima do local é só o começo; confira macetes para não passar aperto

Letícia Gerola

Separe as peças que pensa em levar e coloque-as em cima da cama | <i>Crédito: iStock
Separe as peças que pensa em levar e coloque-as em cima da cama | Crédito: iStock

Depois de planejada a viagem, passagens compradas, reservas feitas, é hora de preparar as malas, preferencialmente com antecedência. “Esta etapa é muito importante para evitar imprevistos, como roupas manchadas, amassadas ou peças esquecidas. Portanto, organizar as malas com calma pode tornar a viagem mais tranquila”, indica a proprietária da rede de lavanderias Lavasecco, Maria Alzira Linares. Ao retornar, as malas precisam ser higienizadas corretamente, para que sejam bem conservadas e evitar surpresas desagradáveis quando precisar delas novamente. Confira cinco dicas essenciais:

1. Prepare-se

Antes de tudo, procure saber informações sobre o clima no seu destino e acompanhe a previsão do tempo para o período em que estará por lá. Se houver algum evento especial marcado, procure saber a temperatura prevista especificamente para o momento da ocasião, para poder planejar melhor a roupa que irá usar.

2. Menos é mais

Separe as peças que pensa em levar e coloque-as em cima da cama. Verifique as possibilidades de combinações e aproveite para retirar tudo que for desnecessário ou parecer excessivo. Selecione as peças íntimas, meias, acessórios e não se esqueça dos cintos.

Não existe uma fórmula certa, mas peças mais versáteis e básicas podem facilitar as escolhas e combinações. Acessórios e echarpes podem ajudar a incrementar os looks.

3. Está tudo limpo?

Verifique se as malas ou mochilas que pretende usar estão limpas e livres de mofo e odores – pois eles podem ser transferidos para as roupas e calçados. Se necessário, leve as malas a uma lavanderia especializada. “Antes de começar o processo de tratamento e higienização, é preciso avaliar o material e o tecido para realizar os procedimentos mais adequados para eliminar fungos e bactérias. Depois devem ser aplicados inibidores de odor”, explica Linares.

Ainda é tempo também de ver se as roupas e calçados que você quer levar estão limpos. E, na volta, não esqueça de repetir o procedimento, para guardar as malas limpas e mantê-las bem conservadas por mais tempo, além de evitar problemas quando for usá-las novamente.

4. Como arrumar

O ideal é colocar em uma mala as roupas e, em outra, os calçados e nécessaires com produtos de higiene e remédios. É importante que os calçados estejam limpos e sejam embalados, bem como os produtos que possam ter vazamentos. Também é interessante ter uma embalagem a vácuo para ajudar comprimir as roupas sujas na volta.

Na mala das roupas, coloque primeiro as peças íntimas e menores no fundo, aproveitando todos os espaços. Distribua as roupas deixando-as bem abertas, usando toda a extensão da mala e dobrando-as o mínimo possível, para não amassar, nem gerar volumes desnecessários. Porém, para camisas, a dica é levá-las à lavanderia e solicitar que sejam dobradas, assim podem seguir direto para a mala e ficam prontas para serem usadas na viagem. Para os cintos, é recomendado que fiquem bem esticados, acompanhando o contorno das laterais da mala.

5. Hora de fechar as malas!

Não se esqueça de identificar sua bagagem, inclusive internamente, pois as etiquetas externas podem cair. É interessante colocar um toque pessoal na mala também: uma fita colorida, um adesivo ou uma plaqueta, para ficar mais fácil na hora de identificar e recolher a bagagem.

04/02/2017 - 12:27

Conecte-se

Revista Bons Fluidos