Fazenda de orgânicos dentro de shopping em BH

A área de 2.700 metros vai cultivar verduras sem agrotóxicos; adubo vai utilizar resíduos gerados pela praça de alimentação

Jessica Miwa/Letícia Gerola

A ideia é disponibilizar todos os produtos cultivados para venda em uma quitanda local | <i>Crédito: Reprodução
A ideia é disponibilizar todos os produtos cultivados para venda em uma quitanda local | Crédito: Reprodução

Depois de São Paulo e Israel, a cidade de Belo Horizonte ganhará sua primeira fazenda urbana orgânica no Boulevard Shopping. O espaço, que inaugura neste mês de março, conta com uma área total de 2.700 metros quadrados. O local tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alface e ervas por mês.

            Além do cultivo de hortaliças e verduras sem agrotóxicos, o shopping também fará compostagem dos resíduos gerados pela praça de alimentação para servir de adubo para a horta e contará com sistema de captação da água da chuva para melhor aproveitamento dos recursos naturais. O conceito, inclusive, esteve presente na obra, que priorizou do começo ao fim a reutilização de materiais, como containers, madeiras plásticas e rejeitos de mineração. Produtos novos foram considerados só em último caso para o projeto.

            A ideia é disponibilizar todos os produtos cultivados para venda em uma quitanda local, chamada de Casa Horta – o que também reduz a emissão de carbono necessária para o transporte dos alimentos. Fabricantes locais também poderão comercializar seus produtos na loja. Com incentivo à agricultura local, a economia da região se fortalece e o desperdício de alimentos reduz.

Com informações de The Greenest Post. 

13/03/2017 - 19:55

Conecte-se

Revista Bons Fluidos