Exposição utiliza materiais inusitados na composição das obras

Tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro. A mostra #RECICLOS promove reflexão sobre o consumo consciente

Letícia Gerola

A exposição, que já passou por São Paulo e Pindamonhangaba | <i>Crédito: Divulgação
A exposição, que já passou por São Paulo e Pindamonhangaba | Crédito: Divulgação

A mostra utiliza como matéria-prima latas de alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais e lixo eletrônico. Os artistas voltam o olhar do público sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros, apontando a viabilidade de reúso. A exposição tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça, projeto que promove a autoestima dos catadores de materiais recicláveis.
                Ao promover uma reflexão em torno do que descartamos em nosso dia a dia, a exibição pretende trazer o tema da produção e consumo sustentáveis para o debate. “Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

                A exposição, que já passou por São Paulo e Pindamonhangaba, ficará aberta para visitação em Salvador, no bairro da Ribeira, todos os domingos, dias em que o Mercado está aberto, até 12 de fevereiro. São esperadas cerca de quatro mil pessoas por domingo. Os artistas que participam do projeto são: Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado.

 
Exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO
Local: Mercado Iaô
Endereço: Praça Conselheiro Nabuco, 33 - Ribeira, Salvador/BA
Data: Aos domingos, de 4 de dezembro a 12 de fevereiro
Horário de funcionamento: das 10h às 19h

25/01/2017 - 17:30

Conecte-se

Revista Bons Fluidos