7 dicas para descartar os resíduos de forma sustentável

Óleo usado vira emprego em entidades, pilhas recicladas recuperam toneladas de zinco... Confira como descartar resíduos contribuindo com o meio ambiente

Instituto Akatu

Brasileiros reciclam só metade das garrafas de bebidas e alimentos feitas de plástico PET | <i>Crédito: iStock
Brasileiros reciclam só metade das garrafas de bebidas e alimentos feitas de plástico PET | Crédito: iStock

1. Separe as garrafas PET para reciclagem
Os brasileiros reciclam só metade das garrafas de bebidas e alimentos feitas de plástico PET. O resto ajuda a encher os aterros sanitários ou, pior, entope tubulações de esgoto e polui lagos, rios e mares. Se todos separassem as embalagens de PET, a cada dois anos deixaria de ir para o lixo e iria para reciclagem uma montanha de plástico equivalente ao morro do Pão do Açúcar.
 

2. Descarte as baterias
Quase 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil. São 11 mil toneladas de lixo tóxico que deveria ser reciclado. Portanto entregue a bateria velha na loja.

3. Cuidado com as baterias piratas
Baterias piratas para celular duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias vendidas legalmente no Brasil. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca gravemente o sistema nervoso. Evitar as piratas é bom para o seu bolso e mais ainda para sua saúde e a do planeta, já que 60% do lixo brasileiro vão para lixões onde o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençol de água.

4. Não jogue óleo usado na pia
Óleo usado é reciclável. Vira emprego e renda em entidades que produzem sabão com ele. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa.

5. Utilize sacolas retornáveis
Saco plástico chega a 40% das embalagens jogadas no lixo e leva mais de 100 anos para se decompor.

6. Recicle suas pilhas
O Brasil joga fora 1 bilhão de pilhas usadas anualmente. Se fossem recicladas, seriam recuperadas mil toneladas de zinco e 1.500 toneladas de manganês, minerais usados na correção de solos para agricultura.

7. Uma latinha reciclada mantém uma lâmpada acesa por 12 horas
Uma latinha de alumínio reciclada permite economizar 95% da energia que seria gasta para fazer a mesma latinha a partir do minério de alumínio extraído da natureza. A energia economizada pela reciclagem de uma única lata de alumínio permite manter uma lâmpada fluorescente de 15W acesa por 12 horas. 

03/01/2017 - 18:47

Conecte-se

Revista Bons Fluidos