4 dicas para economizar energia

Revisar a vedação da geladeira, desligar o computador e trocar de veículo são algumas das opções para combater o desperdício de energia

Instituto Akatu

Use o transporte público | <i>Crédito: iStock
Use o transporte público | Crédito: iStock

1. Faça a revisão da vedação da sua geladeira
Para evitar que o frio saia e o calor de fora entre, o que exigirá que a geladeira trabalhe mais para resfriar. Não gaste mais energia elétrica.

2. Desligue o computador na hora do almoço
Muitas pessoas acham que ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado. Não é verdade! Ao longo de um ano, se só 1% dos brasileiros desligar o computador todo dia, apenas na hora do almoço, a energia economizada evitará a emissão equivalente ao carbono absorvido por 30 mil árvores da Mata Atlântica.

3. Veículo ideal
Use o transporte público, mas se, for comprar carro, prefira 1.0 a 2.0.
Isso reduz emissão de CO2, gás causador do aquecimento global. Quanto mais potente o motor, mais CO2 ele emite. Motor a gasolina também emite mais que a álcool.

4. Metrô melhora o trânsito e combate o aquecimento global
Se 700 mil pessoas deixaram os carros na garagem (10% da frota da cidade de São Paulo) e trocarem pelo metrô para ir e voltar do trabalho, em um ano deixa de ser emitido CO2 equivalente à quantidade emitida para gerar energia elétrica para todas as casas do Estado de São Paulo no mesmo período. 

17/01/2017 - 19:32

Conecte-se

Revista Bons Fluidos