Sorveteria usa ingredientes que iriam para o lixo

Ao descobrir que 40% da comida é descartada, proprietários transformaram restos em sabores de sorvete

Letícia Gerola

A sorveteria muda seus sabores a cada quatro semanas, sempre com cardápios temáticos. | <i>Crédito: Reprodução
A sorveteria muda seus sabores a cada quatro semanas, sempre com cardápios temáticos. | Crédito: Reprodução

Uma sorveteria em Portland, nos Estados Unidos, criou sabores de sorvete usando ingredientes que seriam descartados. A Salt & Straw já trabalhava com fornecedores locais como uma forma de fortalecer a economia da região, mas, quando seus proprietários Kim e Tyler Malek descobriram que cerca de 40% de toda a comida nos Estados Unidos vai parar no lixo, foi uma decepção e tanto. Decididos a buscar uma maneira criativa para alertar sobre o problema e contribuir com uma solução, restos de comida se tornaram sabores de sorvete na Salt & Straw.
            A mudança no cardápio não é novidade no local. A sorveteria muda seus sabores a cada quatro semanas, sempre com cardápios temáticos. Um dos temas foram sabores fermentados – mel e molho de peixe estavam entre os mais pedidos da sorveteria. Em junho deste ano, a temática será voltada para alimentos que seriam desperdiçados.
            Os proprietários estimam que duas toneladas de comida deixem de ir para o lixo com a edição de sabores especiais. Embora o impacto ainda seja pequeno diante de um problema tão grande, o principal benefício é a conscientização gerada pelo projeto: desperdício não só pode como deve ser evitado. 

12/04/2017 - 18:37

Conecte-se

Revista Bons Fluidos