Receitas com sobras

Ratatouille de legumes, mousse de iogurte com frutas... Transformar as sobras em novos pratos é um exercício de criatividade; confira duas receitas fáceis de fazer com sobras de frutas e legumes

Bons Fluidos Digital

Corte as abobrinhas em rodelas e doure-as numa frigideira com azeite | <i>Crédito: iStock
Corte as abobrinhas em rodelas e doure-as numa frigideira com azeite | Crédito: iStock

Na prática do reaproveitamento, vale inventar e retemperar. Anote as receitas sugerias pela paulista Mônica Mortara. Se quiser, deixe-as fixadas na porta da geladeira e, sempre que perceber que algo vai estragar, entre em ação.

Ratatouille de legumes e verduras

Ingredientes

2 berinjelas
3 abobrinhas
2 pimentões verdes pequenos
2 cebolas médias
2 dentes de alho
½ kg de tomates
Tomilho fresco, azeite e sal

Preparo
Corte a berinjela em quadradinhos, salgue e deixe escorrer. Corte as abobrinhas em rodelas e doure-as numa frigideira com azeite. Reserve. Corte o pimentão sem as sementes em anéis e refogue. Junte o pimentão e a abobrinha. Reserve. Lave e enxágue bem as berinjelas, refogue e junte aos outros legumes. Tire a pele e as sementes dos tomates e corte a polpa em tiras. Numa panela grande, aqueça um pouco de azeite e coloque as cebolas cortadas em gomos e o alho amassado. Depois de refogar por alguns minutos, junte os tomates e o tomilho, e as abobrinhas, os pimentões e as berinjelas. Cozinhe por 15 minutos. Pode ser servido como aperitivo, recheio de sanduíche ou ser adicionado ao macarrão.

Delícia de frutas

Ingredientes

2 copos de iogurte desnatado
100g de queijo cremoso light
4 colheres (sopa) de mel
1 caixa de morangos bem maduros
2 mangas maduras
2 colheres (sopa) de suco de limão
Adoçante a gosto
Folhas de hortelã

Preparo
Numa tigela, coloque o queijo em temperatura ambiente e misture vigorosamente até ficar cremoso. Junte o iogurte aos poucos, tempere com adoçante a gosto. Leve à geladeira. No liquidificador, bata os morangos com o suco de limão e reserve. Faça o mesmo com a manga. Distribua o mel no fundo de quatro copos. Coloque uma porção de iogurte tomando o cuidado para que não se misture com o mel. Acrescente uma porção de frutas batidas também cuidando para que não se misturem. Enfeite com folhas de hortelã. 

05/06/2017 - 19:15

Conecte-se

Revista Bons Fluidos