Receba este buquê

A simples presença da hortênsia (Hydrangea macrophylla) já faz do jardim uma festa. Ela gosta de terra úmida, e a cor das flores depende do pH do solo. Quanto mais ácido, mais azul

Texto: Nina Campos

Receba este buquê | <i>Crédito: Ooyoo / iStock
Receba este buquê | Crédito: Ooyoo / iStock

LOCAL

“A hortênsia prefere climas mais frios e adora sol”, avisa a paisagista Nô Fiqueiredo. Não à toa é a flor símbolo da cidade de Gramado, RS, e se dá tão bem na amena Campos do Jordão, SP.

PLANTIO

Pode ser plantada em vasos grandes ou no jardim. “Ela gosta de terra fértil e rica em matéria orgânica, por isso costumo adicionar húmus de minhoca ao substrato”, indica nossa consultora.

REGA

Duas a três vezes na semana durante o verão. E Nô ensina: “Para intensifi car o azul das flores, deixe uma palha de aço de molho em água por uma noite. Alterne a rega normal com essa mistura”.

PODA

“Pode todos os galhos no inverno (época do repouso vegetal)”, ensina Nô. Corte os galhos a 10 cm do solo para que a planta emita novas brotações e cachos florais de bom tamanho.

ADUBAÇÃO

Três adubações ao ano com húmus de minhoca são suficientes. “Minha dica é agendar a tarefa para o começo de cada estação (primavera, verão e outono)”, diz a profissional.

09/11/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos