Cinco passos para aprender a plantar árvores frutíferas

Mesmo quem mora em apartamento pode aproveitar os frutos de pequenas árvores

Redação Bons Fluidos

Ricas em nutrientes | <i>Crédito: Divulgação
Ricas em nutrientes | Crédito: Divulgação

Essas espécies adaptam-se bem a vasos e rendem alimentos tão saborosos quanto os que vêm de árvores de tamanho convencional. Confira as dicas selecionadas pela Giuliana Flores:

1. Vaso ideal
O bom desenvolvimento da raiz pede um vaso com 80 cm de largura e 85 cm de profundidade. Não se esqueça de verificar se o recipiente possui furos na parte superior para escoamento eficaz da água. 

2. Materiais necessários
Para plantar é necessário ter os seguintes materiais: argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, vaso de terracota, manta drenante e uma pequena pá. A quantidade dos materiais dependerá do tamanho da muda e do recipiente.

3. Manta e argila
O primeiro passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso para não perder terra pelo dreno. Em seguida, coloque uma camada de cerca de 5 cm de argila e mais um pedaço da manta.

 4. Cuidados com a raíz
Encha o vaso de terra para formar uma espécie de caminha para a raiz. O ideal é que fique mais ou menos três centímetros da borda do vaso. Remova o plástico que, normalmente, envolve a raiz para que ele não atrapalhe o desenvolvimento da planta.

5. Finalização
Centralize a muda no pote e comece a completar o seu redor com mais terra, sem ultrapassar o topo entre a região de transição entre o tronco e a raiz. Quando terminar, compacte a terra com as mãos até que a superfície fique uniforme. Finalize espalhando os cascalhos em volta. A primeira rega deve ser abundante para retirar as bolhas de ar e assentar o torrão.

12/05/2017 - 20:08

Conecte-se

Revista Bons Fluidos