Beleza que passa e deixa semente

A Hemerocallis flava desabrocha pela manhã e murcha à noite, sendo substituída por outra flor logo em seguida, daí seu nome popular: lírio-de-um-dia

Texto: Nina Campos

Beleza que passa e deixa semente | <i>Crédito: Andreyli / iStock
Beleza que passa e deixa semente | Crédito: Andreyli / iStock
LOCAL

Também conhecida como lírio-de-são-josé, a flor – que vai do amarelo ao laranja e marrom – precisa de sol pleno para fçorescer quase o ano todo, principalmente no verão. Tolera o frio e fica linda no jardim.

PLANTIO

Gosta de solo enriquecido com matéria orgânica. E vale saber: “O lírio plantado de muda é de fácil cultivo. Mas o comprado em vaso, cultivado em estufa, não sobrevive”, diz Nô Figueiredo.

REGA

“É uma planta que gosta de solo mais seco”, explica a paisagista. “Quando o clima estiver quente e seco, regue duas vezes por semana e, quando estiver frio e úmido, regue uma vez por semana.”

PODA

Segundo a profissional, as folhas do lírio costumam ficar feias no inverno. Então aproveite para podar deixando apenas 10 cm de talo. “Na primavera ele rebrotará revigorado”, explica Nô.

ADUBAÇÃO

“Adicione húmus de minhoca ao redor das mudas três vezes ao ano, sempre após a poda. Faça isso no começo da primavera, do verão e do outono”, ensina a profissional Nô Figueiredo.

06/03/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos