Ar majestoso

Sem caule, a amarílis, ou açucena, tem longas folhas que nascem desde a base até o topo, onde floresce uma vez por ano, de outubro a abril. Prepare-se para o desabrochar de cores vermelhas, brancas, PLANTIO rosadas ou mescladas

Bons Fluidos

Ar majestoso | <i>Crédito: andipantz / iStock
Ar majestoso | Crédito: andipantz / iStock

LOCAL

Conhecida também como flor-da-imperatriz, a amarílis já revela no nome seu porte imponente. Gosta de ficar no sol pleno e pode ser plantada em vasos, jardineiras ou no jardim.

PLANTIO

Deve ser plantada antes do brotamento do bulbo. “Utilize um substrato fértil, de textura média, e bem drenável”, diz a paisagista Nô Figueiredo. Ao surgirem as folhas, comece a regar.

REGA

No início da primavera, as plantas nascem e crescem até formar a haste floral. Nessa estação, regue de duas a três vezes por semana, seguindo até o outono. Não regue no inverno.

PODA

Faça uma poda drástica sem medo. “Corte todas as folhas no inverno para que a planta floresça na primavera e no verão”, afirma a profissional. A poda pode ser bem rente ao bulbo.

ADUBAÇÃO

Facilmente multiplicados, os bulbos devem ser separados da planta-mãe. “Adube três vezes por ano com húmus de minhoca: no começo da primavera, do verão e do outono”, ensina Nô.

30/11/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos