Rudolf Steiner, o criador da Escola Waldorf

Médico e filósofo austríaco é o pai da antroposofia, ou o “conhecimento do ser humano”

Bons Fluidos Digital

Em Stuttgart, na Alemanha, fundou em 1919 a Escola Waldorf, a primeira a utilizar os ensinamentos antroposóficos como método pedagógico | <i>Crédito: Reprodução
Em Stuttgart, na Alemanha, fundou em 1919 a Escola Waldorf, a primeira a utilizar os ensinamentos antroposóficos como método pedagógico | Crédito: Reprodução

Rudolf Steiner criou a doutrina espiritual baseada na teosofia. Steiner criou um sistema de conhecimentos e práticas considerando que o ser humano é o centro das transformações. Filho de família humilde, nasceu em 1861 em Kraljevec, cidade fronteiriça do antigo império austro-húngaro e que hoje pertence à Croácia. Dono de grande sensibilidade psíquica, desde cedo manifestou paixão por matemática, física e ciências naturais. Estudou medicina e cursou a Escola Politécnica em Viena, onde aprofundou seus estudos de filosofia – sua grande paixão –, literatura e história.
                Na leitura dos filósofos e poetas alemães, como Kant e Goethe, o jovem Steiner embasou sua busca no estabelecimento da relação entre a ciência, a religião e a espiritualidade. Depois de dar aulas e trabalhar como editor de obras científicas, mudou-se para Berlim, onde iniciou uma intensa atividade de conferencista sobre temas ligados a suas pesquisas antroposóficas. Em 1913, em Munique, fundou a Sociedade Antroposófica. Nos anos seguintes, Steiner escreveu diversos livros e, por toda a Europa, fez inúmeras conferências sobre suas ideias. Em Stuttgart, na Alemanha, fundou em 1919 a Escola Waldorf, a primeira a utilizar os ensinamentos antroposóficos como método pedagógico. No ano seguinte, deu o primeiro curso para médicos, iniciando a aplicação dos princípios que formariam a base da medicina antroposófica.
                Hoje, na Alemanha há grandes hospitais voltados para essa especialidade médica e, em todo o mundo, cerca de 400 escolas para crianças seguem a linha pedagógica criada por Steiner. Entre 1919 e 1929, projetou e participou da construção do Instituto Goetheano, em Dornach, na Suíça, um centro de estudos erguido segundo os princípios da arquitetura orgânica, criada por ele. No ano de 1924, apresentou em um curso os princípios de uma forma de agricultura não invasiva, que chamou de biodinâmica. O filósofo morreu na Suíça, em 30 de março de 1925.

PARA SABER MAIS

LIVROS

A Obra de Rudolf Steiner, de Marcelo da Veiga Greuel

A Ciência Oculta, de Rudolf Steiner

O Limiar do Mundo Espiritual, de Rudolf Steiner

A Direção Espiritual do Homem e da Humanidade,

de Rudolf Steiner

 

INTERNET

Sociedade Antroposófica no Brasil

www.sab.org.br

11/04/2017 - 18:38

Conecte-se

Revista Bons Fluidos