O ano do galo

Segundo a astrologia chinesa, o animal regente de 2017 promete um ano cheio de boas oportunidades, mas adverte: elas não cairão do céu. Merecê-las ou não vai depender, e muito, de nosso esforço e dedicação

Texto: Cacilda Guerra

O ano do galo | <i>Crédito: Shutterstock
O ano do galo | Crédito: Shutterstock
Dizem os chineses que a crista do galo simboliza a autoridade; seu esporão, a coragem para se defender e a prontidão para lutar quando provocado; seus olhos atentos, o espírito vigilante necessário àquele que é o mandachuva do galinheiro; e o fato de ele estar sempre a postos para anunciar a chegada de cada amanhecer representa a dedicação aos compromissos e a confiabilidade. Essas são algumas características do animal cujo simbolismo, segundo o horóscopo chinês, passou a influenciar o Universo a partir de 28 de janeiro. Baseado no ano lunar, esse horóscopo se compõe de 12 ciclos de cerca de 29 dias e começa sempre entre janeiro e fevereiro. Cada ano é regido por um bicho, e os atributos deste não só influenciam a personalidade de quem nasce no período como determinam as vibrações que nele predominam. Outra particularidade é que, dependendo do ano, o signo é regido por um elemento: metal, água, madeira, fogo ou terra. Em 2017, será a vez do Galo de Fogo. 

Segundo a astróloga Jacqueline Cordeiro, ao longo do ano sentiremos a vontade de ter mais voz ativa sobre nosso destino, encorajando-nos a “cantar de galo”. “Já o elemento fogo trará energia para que as pessoas lutem pelo que desejam”, explica ela. O especialista em astrologia chinesa Neil Somerville, autor do livro Seu Horóscopo Chinês para 2017 (ed. Best Seller), no qual as previsões desta matéria foram baseadas, concorda. “O ano trará boas oportunidades em todas as áreas, mas não é hora de ser indolente nem de confiar na sorte. O comprometimento e a disposição para trabalhar duro é que trarão resultados.”

RATO

PERFIL A característica mais marcante do Rato é o jeito para tratar com pessoas, o que faz dele uma companhia encantadora e um líder admirado. A competência para
lidar com dinheiro, a preocupação com o bem-estar da família e a dedicação ao trabalho são outros de seus atributos. Apesar de inteligente, às vezes ele se mostra ingênuo,
e precisa estar atento para não ser enganado por pessoas inescrupulosas.

PREVISÕES A vida familiar e social do Rato ganhará destaque e promete momentos pra lá de especiais. Ele estará receptivo às novas amizades e terá várias chances de iniciar um romance duradouro. Na área profissional, mudanças à vista, como uma promoção ou a oportunidade de assumir novas atribuições, que devem ocorrer em abril, maio e setembro. Embora seja capaz e talentoso, o nativo precisará ter muita iniciativa para alcançar suas metas.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
RATO DE METAL Mostre claramente às pessoas que você gosta do quanto elas enriquecem seu dia a dia. Assim, o convívio entre vocês fluirá melhor.
RATO DE ÁGUA Dê atenção redobrada aos seus hábitos alimentares. Uma dieta balanceada e nutritiva será fundamental para você garantir seu bem-estar.
RATO DE MADEIRA Não existe um caminho único para você chegar aonde quer. Seja flexível e esteja preparado para mudar de rumo caso seja necessário.
RATO DE FOGO Nada de guardar suas preocupações para si mesmo. Abra o coração com as pessoas próximas e qualquer problema ficará bem mais leve.
RATO DE TERRA Programe-se para ter as férias dos seus sonhos neste ano. Uma viagem, mesmo que de curta duração, promete surpresas incríveis.

BÚFALO

PERFIL A vida doméstica é muito importante para o Búfalo. Por ser confiável e ter uma persistência invejável, costuma ser uma figura inspiradora para os colegas no trabalho. Sua aversão a mudanças tende a prejudicá-lo, e por isso deve aprender a ser mais adaptável e aberto a tudo que for novidade.

PREVISÕES A natureza dinâmica do ano do Galo trará uma dose extra de movimento para a vida social do Búfalo, que se sentirá estimulado a curtir mais a companhia dos amigos e colegas de trabalho, em especial em maio e setembro. No trabalho, uma troca de cargo será a primeira de uma série de mudanças que culminarão num futuro brilhante. Um alerta: convém que o nativo evite julgar pessoas e situações apenas pelas aparências, para não se decepcionar.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
BÚFALO DE METAL Nas finanças, é bom evitar acordos verbais, que podem dar margem a confusões futuras. Amigos, amigos, negócios à parte.
BÚFALO DE ÁGUA Deixe a modéstia de lado e não perca as chances de mostrar seus pontos fortes no trabalho. Essa será a receita para alcançar o sucesso.
BÚFALO DE MADEIRA Não tenha medo de desafios. Mesmo que eles sejam difíceis de lidar, saiba que você tem garra e determinação para superá-los.
BÚFALO DE FOGO Uma decisão que você tomar terá um grande impacto nos assuntos profissionais. Pese os prós e os contras, em vez de agir por impulso.
BÚFALO DE TERRA Ano perfeito para sua natureza curiosa: é provável que você se interesse por novas atividades, o que trará mais prazer para o cotidiano.

TIGRE

PERFIL Dinâmico, animado e dotado de espírito aventureiro singular, o Tigre se sente atraído por projetos desafiadores, que agucem sua imaginação e envolvam
algum tipo de risco. Graças a seu carisma e a seu astral positivo, faz muitos amigos e costuma ter sorte no amor. Suas chances de se realizar aumentam quando ele consegue domar sua natureza individualista e se dispõe a trabalhar mais em grupo.

PREVISÕES Oportunidades inesperadas surgirão na vida profissional do Tigre, que terá seu bom desempenho recompensado. As viagens estarão favorecidas, sobretudo as que lhe possibilitarem rever familiares e amigos que moram longe. Março e agosto prometem uma melhora na situação financeira, principalmente se
o nativo controlar a tendência às compras por impulso. No amor, um encontro imprevisto será memorável.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
TIGRE DE METAL Disponha-se a discutir seus projetos com outras pessoas. Pode apostar que você terá muito a aprender com essa troca de ideias.
TIGRE DE ÁGUA Você enfrentará um dilema na área das amizades. Antes de tomar qualquer atitude, use sua perspicácia para analisar bem a situação.
TIGRE DE MADEIRA Seja disciplinado na busca de seus objetivos. O que você realizar neste ano será um trampolim para conquistas importantes no futuro.
TIGRE DE FOGO Evite os julgamentos precipitados. Acontecimentos que à primeira vista parecerão negativos podem se revelar benéficos para você.
TIGRE DE TERRA Se uma situação difícil em casa demorar a se resolver, tenha calma. O tempo será o melhor remédio para que tudo volte ao normal.

COELHO

PERFIL Dono de um temperamento pacífico, o Coelho faz o que pode para evitar atritos com os outros e viver em harmonia com todos à sua volta. No trabalho, é disciplinado e costuma se destacar por sua boa vontade. A sociabilidade, o senso de humor e a atração pelo conforto também são fortes neste signo. Seu maior
desafio é aceitar críticas sem se abalar.

PREVISÕES Algumas mudanças vão tirar o Coelho de sua zona de conforto, o que o estimulará a explorar mais seus talentos para conquistar o que quer. Seu desejo de viver rodeado de gente será plenamente atendido neste ano repleto de eventos sociais. Abril e julho serão benéficos para o nativo fazer amizades e iniciar uma relação amorosa. Em casa, ao lado da família, ele encontrará o ambiente ideal para esquecer as preocupações e relaxar.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
COELHO DE METAL Mudar de ares em viagens de fim de semana será essencial para você distrair a mente e esquecer as preocupações com o trabalho.
COELHO DE ÁGUA Use suas horas livres para se divertir muito na companhia daquelas pessoas especiais que você quase nunca tem tempo de encontrar.
COELHO DE MADEIRA O ano terá tantas novidades que em certos momentos você ficará desnorteado. Nessas horas, foque no que é prioritário para você.
COELHO DE FOGO Cultive a persistência e evite deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Assim, alcançará seus objetivos com mais facilidade.
COELHO DE TERRA Será bom compartilhar suas esperanças e sonhos com pessoas que torcem pelo seu sucesso. Elas lhe darão o incentivo de que precisa.

DRAGÃO

PERFIL Autoconfiança é o que não falta ao Dragão, que se sente muito à vontade sendo o centro das atenções e tem grande habilidade para liderar grandes grupos. No
trabalho, suas chances de brilhar são maiores quando ele pode executar tarefas que exigem imaginação e versatilidade. Seu ponto fraco é o orgulho, que muitas vezes o leva a desprezar conselhos valiosos de outras pessoas.

PREVISÕES O Dragão terá um grande incentivo para mostrar aos outros do que é capaz no trabalho e, assim, progredir na carreira. Sua situação financeira também tende a melhorar, proporcionando-lhe prazeres e benefícios mais do que merecidos. Abril e junho serão meses excelentes para ele ampliar seu círculo de amizades. Já quanto a um provável romance, é bom ir com calma: uma nova relação amorosa terá mais chances de durar se for construída devagar.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
DRAGÃO DE METAL Embora goste de tomar decisões sem consultar ninguém, você sairá lucrando se ouvir a opinião de outras pessoas sobre seus projetos.
DRAGÃO DE ÁGUA O astral em casa ficará mais harmonioso se você ouvir com interesse o que seus familiares têm a dizer e aprimorar sua comunicação com eles.
DRAGÃO DE MADEIRA Não lhe faltarão oportunidades de crescer profissionalmente. Mas você deve fazer a sua parte, ficando atento para não perdê-las.
DRAGÃO DE FOGO Neste ano, será fundamental você atualizar sua rede de contatos. Isso vai ajudá-lo a abrir novas portas no campo profissional.
DRAGÃO DE TERRA Abra-se para uma nova atividade nas horas de lazer. É possível que, através dela, você obtenha uma renda extra muito bem-vinda.

SERPENTE

PERFIL O nativo de Serpente está sempre em busca de novos interesses e não tem medo de mudanças radicais. O perfeccionismo, a rapidez de raciocínio e a capacidade de planejamento são outros traços marcantes de sua personalidade. Mas ele deve vencer a tendência ao ciúme, que pode prejudicar suas amizades e a vida a dois.

PREVISÕES Para se beneficiar das boas energias do ano do Galo e conquistar o que deseja, precisará ter muita iniciativa e determinação. Além disso, ele deverá unir forças com outras pessoas, em vez de confiar apenas no seu próprio empenho. Em abril e de julho a setembro, a vida afetiva do nativo passará por mudanças inesperadas. Se estiver sozinho, é provável que ele fique especialmente encantado com um encontro às cegas.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
SERPENTE DE METAL Reflita sobre suas metas para este ano. Saber exatamente o que quer será meio caminho andado para você atingi-las com mais facilidade.
SERPENTE DE ÁGUA Você terá um ano cheio de realizações importantes, especialmente se usar ao máximo seus talentos e se aventurar em novas atividades.
SERPENTE DE MADEIRA O ano do Galo recomenda que você coloque certas ideias em prática. Aquele seu sonho antigo terá chances de virar realidade.
SERPENTE DE FOGO Mudanças no seu cotidiano lhe farão muito bem. Um hobby ligado à arte poderá despertar dotes criativos que você nunca imaginou ter.
SERPENTE DE TERRA Ano de agenda cheia. Para dar conta dos seus compromissos, você precisará ser mais organizado e arrumar um tempinho para relaxar.

CAVALO

PERFIL O Cavalo valoriza sua independência e sua liberdade, e isso vale tanto para a área amorosa quanto para as amizades. Para o nativo deste signo, é importante ter uma vida social intensa, que proporcione contato com pessoas dos mais variados ambientes. Como não é dos mais perseverantes, ele pode ter uma certa dificuldade para levar seus empreendimentos adiante e concluir as tarefas que começa.

PREVISÕES Esse nativo terá vontade de aperfeiçoar suas habilidades, o que vai contribuir para sua evolução profissional. Por outro lado, ele precisará se mostrar mais flexível e cooperativo no trabalho, se quiser ser premiado com um cargo melhor. Em março e agosto, questões ligadas ao lar e à família vão absorver sua atenção. Caso
alguns amigos se afastem, encontrará consolo nas novas amizades que o ano do Galo promete.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
CAVALO DE METAL Com entusiasmo, espírito de iniciativa e o incentivo de amigos, você conseguirá realizar muita coisa no ano do Galo. Mãos à obra!
CAVALO DE ÁGUA Ao administrar seu dinheiro, aposte na disciplina e no bom senso. Assim, os gastos extras que surgirem não lhe causarão problemas.
CAVALO DE MADEIRA Reflita sobre a qualidade do tempo que você passa com a família. Será que vale a pena dar importância a divergências insignificantes?
CAVALO DE FOGO Não se apegue demais aos planos que já fez para este ano. Novos caminhos podem surgir à sua frente, e bem mais atraentes para você.
CAVALO DE TERRA Uma mudança com que você sonha há tempos talvez demore para acontecer. Mas nem pense em desistir. Persistência é a palavra-chave do ano.

CARNEIRO

PERFIL As atividades profissionais relacionadas à cultura e às artes são as que mais atraem o Carneiro. No amor, ele se mostra romântico e evita ser possessivo. A generosidade e o pique para dar o melhor de si no trabalho são outras características do signo. Nas finanças, o nativo corre o risco de enfrentar problemas se não controlar a mania de gastar demais com supérfluos.

PREVISÕES Uma possível mudança de casa representará aumento nos gastos do Carneiro, forçando-o a lidar com as finanças com cuidado redobrado. No trabalho, novos desafios surgirão em fevereiro e abril. Um encontro casual com alguém com quem o nativo tenha interesses em comum poderá evoluir para um envolvimento sério. Já o Carneiro comprometido se sentirá mais valorizado pelo seu par.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
CARNEIRO DE METAL O equilíbrio deverá pautar seu cotidiano. Evite se sobrecarregar demais no trabalho e reserve um tempo para curtir mais a família.
CARNEIRO DE ÁGUA Para aproveitar ao máximo as circunstâncias positivas, você precisará estar preparado para lidar com imprevistos sem se estressar demais.
CARNEIRO DE MADEIRA Será muito prazeroso desenvolver novas habilidades. Que tal fazer um curso numa área totalmente diferente de tudo que você já fez?
CARNEIRO DE FOGO É hora de fazer grandes planos e acreditar que você será capaz de colocá-los em prática. Ajuda para isso não vai lhe faltar.
CARNEIRO DE TERRA Ótimo ano para fazer cursos e ampliar conhecimentos. Quem sabe isso não é o começo de uma grande virada na vida profissional?

MACACO

PERFIL O dom para convencer os outros a aderir a suas ideias e a facilidade para superar decepções são as principais qualidades do Macaco. Como não é de parar quieto por muito tempo, ele se sai bem em profissões que envolvem atividades variadas. No amor e nas amizades, busca pessoas bem-humoradas e de espírito curioso.
Para alcançar seus objetivos mais rápido, deve controlar a tendência à dispersão.

PREVISÕES O ano de 2017 recomenda dedicação especial aos projetos de cunho profissional, de modo que, quanto mais focado o Macaco se mostrar ao correr atrás do que quer, mais bem-sucedido será. A área financeira vai exigir atenção: ele deve pensar bem antes de emprestar dinheiro a certas pessoas, pois corre o risco de se arrepender. Vão chover oportunidades de conhecer gente, resultando em novas amizades e romances passageiros em março e agosto.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
MACACO DE METAL Evite atitudes precipitadas e vá com calma ao perseguir suas metas. Um planejamento minucioso será a garantia de bons resultados.
MACACO DE ÁGUA Perseverança, foco e mente aberta para sugestões dos outros serão elementos imprescindíveis para você ter sucesso nos seus projetos.
MACACO DE MADEIRA Procure investir mais na sua evolução pessoal. Participar de workshops voltados para o autoconhecimento, por exemplo, será gratificante.
MACACO DE FOGO Valorize o convívio com seus amigos. Graças ao companheirismo deles, você conseguirá encarar com tranquilidade os momentos complicados.
MACACO DE TERRA Não deixe que novas responsabilidades que surgirão no trabalho interfiram negativamente na vida a dois e no relacionamento com a família.

GALO

PERFIL A força interior para vencer dificuldades é a marca registrada do Galo. Como adora aprender, ele está sempre envolvido com atividades que ampliem sua cultura geral. No amor, dá mais valor a atitudes do que a declarações românticas. Tende a ser mais feliz quando aprende a abrir mão de ter razão em assuntos que não
têm a menor importância.

PREVISÕES Este é o momento em que o Galo deverá brilhar muito. Seja permanecendo na profissão atual, seja buscando uma ocupação nova, ele deverá progredir tanto no aspecto profissional como no financeiro. Caso comece o ano carente de um amor ou de amigos, é certeza que em março, maio ou agosto essa situação se reverterá. Mais atento às necessidades dos familiares, ele fará de tudo para manter um clima afetuoso em casa.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
GALO DE METAL Dedique algum tempo ao aperfeiçoamento de suas aptidões, tanto profissionalmente quanto no que se refere aos seus interesses pessoais.
GALO DE ÁGUA Ano favorável para a vida social. Aproveite para fazer novos amigos e participar mais intensamente de programas de lazer em grupo.
GALO DE MADEIRA Por mais que os assuntos financeiros absorvam sua atenção, não deixe os relacionamentos em segundo plano, sobretudo a vida amorosa.
GALO DE FOGO A ordem é dosar trabalho e lazer. Procure relaxar nas horas livres, seja lendo, indo a eventos culturais ou inventando programas divertidos.
GALO DE TERRA Circunstâncias favoráveis vão surgir aos montes. Tire o máximo proveito delas cultivando parcerias. Assim, o sucesso virá mais rápido.

CACHORRO

PERFIL O Cachorro é um amigo fiel e um parceiro que faz de tudo para agradar a quem ama. Graças à sua intuição, ele é capaz de perceber as reais intenções
das pessoas, o que muitas vezes o livra de ser enganado por elas. O charme e a gentileza são outros traços do signo. A vida desse nativo ganha leveza quando ele se conscientiza de que é bobagem se preocupar demais sem necessidade.

PREVISÕES Em 2017 o nativo poderá plantar as sementes do crescimento futuro e se preparar para grandes realizações em 2018, que será regido pelo signo do Cachorro. Para que seus projetos deem certo, é importante que ele faça parcerias ou se associe a um grupo. Junho e julho serão favoráveis para apimentar a vida a dois, bem como para eventos esportivos e viagens, graças aos quais ele deverá conhecer gente interessante e, caso esteja só, encontrar um amor.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
CACHORRO DE METAL Aposte na cooperação: se você se aliar a outras pessoas nos momentos certos, suas chances de conquistar o que deseja serão maiores.
CACHORRO DE ÁGUA Seu espírito de iniciativa e seu bom senso ao estabelecer prioridades serão valiosos em várias situações, tanto em casa como no trabalho.
CACHORRO DE MADEIRA Ano benéfico para você explorar seu potencial, ganhar experiência e lançar as sementes para os tempos emocionantes que estão por vir.
CACHORRO DE FOGO Se surgirem divergências com colegas ou chefes, acredite em sua capacidade de argumentação e defenda seus pontos de vista sem medo.
CACHORRO DE TERRA Evite decidir sozinho sobre como agir em certas questões domésticas. É melhor levar em conta a opinião das pessoas que moram com você.

JAVALI

PERFIL O Javali chama a atenção pelo dom de apaziguar os ânimos. Nada vingativo, ele tem facilidade de perdoar as pessoas por seus erros e não se cansa de mostrar a elas o lado positivo da vida, mesmo nas situações difíceis. No trabalho, se destaca devido à disposição para aceitar desafios. Deve aprender a dizer “não”, para evitar que os outros abusem de sua generosidade.

PREVISÕES O convívio do Javali com a família será marcado por reuniões, festas e atividades compartilhadas. Ele não só aumentará sua rede de contatos como fará várias amizades. Para o nativo que estiver só, março, julho e agosto reservam uma surpresa: é possível que ele tenha um envolvimento sério que deverá acabar em casamento. As perspectivas para a área profissional também são excelentes.

DICAS PARA CADA ELEMENTO
JAVALI DE METAL Mesmo que alguns problemas demorem a se resolver, não desanime. Quando você menos esperar, as coisas vão mudar para melhor!
JAVALI DE ÁGUA Acredite na sua capacidade de realização ao definir os objetivos a alcançar este ano. Esse é o primeiro passo para ser bem-sucedido.
JAVALI DE MADEIRA Se vacilar demais antes de tomar decisões sérias no amor, você perderá a chance de ser feliz. Seja corajoso: é hora de assumir riscos.
JAVALI DE FOGO Cautela nas transações financeiras. Antes de se entusiasmar com negócios aparentemente vantajosos, veja se eles valem mesmo a pena.
JAVALI DE TERRA Evite se envolver em atritos que surgirem entre seus colegas de trabalho. Fique quieto no seu canto e se manterá longe de problemas.

13/02/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos