Moda de propósito

O Grupo Malwee dá o start em um ambicioso projeto para reduzir o uso de recursos naturais e as emissões de gases poluentes, engajar consumidores e mexer com a cadeia produtiva

Texto: Giuliana Capello

Taíse Beduschi | <i>Crédito: Hermann Image
Taíse Beduschi | Crédito: Hermann Image
1- Quais são as principais metas do plano Eu Abraço Sustentabilidade com Estilo?

Reduzir em 20% as emissões atmosféricas e desenvolver ações de engajamento para todos os públicos com os quais mantemos relacionamento. Até 2020, pretendemos quantificar o impacto ambiental de 100% dos nossos produtos, fabricar 70% dos modelos com matérias-primas ou processos mais sustentáveis, restringir o uso de produtos químicos aplicando padrões da legislação internacional e auditar 100% dos nossos fornecedores,

2- Que resultados nessa área já foram conquistados?

Fomos pioneiros no reúso de até 200 milhões de litros de água graças a um sistema inovador de tratamento de efluentes. Desenvolvemos o algodão desfibrado (feito de resíduos de malha das fábricas) e a malha PET (que já reciclou 20 milhões de garrafas de plástico); produzimos jeans com 45% menos água e poliamida biodegradável em três anos (a comum leva décadas para desaparecer na natureza); e inserimos algodão orgânico e amaciante de cupuaçu no tingimento.

3- Por que é importante promover uma moda mais sustentável?

A indústria da moda tem desafios importantes, como adequar o fast fashion (moda rápida, renovada constantemente para atrair os clientes) e incentivar o respeito aos direitos do trabalho e a redução do consumo de recursos naturais ao longo de sua cadeia. Desde a fundação do Grupo Malwee, entendemos que promover o consumo consciente é fundamental não só para a manutenção da sociedade mas para o sucesso dos nossos negócios no mercado da moda.

TAÍSE BEDUSCHI é coordenadora do Plano de Sustentabilidade 2020 do Grupo Malwee. Na foto ao lado, está no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul, SC. A área verde, de 1,5 milhão de m², é aberta à população e é uma das marcas do posicionamento da empresa têxtil: produzir moda com respeito ao meio ambiente e às pessoas, levando o cliente para um consumo mais consciente e impulsionando outros agentes do setor.

21/07/2016 - 10:57

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