Tudo pra você ativar o guá da prosperidade

No especial sobre como aplicar o ba-guá, instrumento do Feng Shui, aprenda a ativar o guá da sua vida financeira

Kátia Stringueto, Cristiane Zavataro e Wilson Weigl

Para atrair a prosperidade, é importante também manter tudo em ordem. | <i>Crédito: Kátia Stringueto, Cristiane Zavataro e Wilson Weigl
Para atrair a prosperidade, é importante também manter tudo em ordem. | Crédito: Kátia Stringueto, Cristiane Zavataro e Wilson Weigl

O setor representa não apenas a realização material e a ligação com as finanças. “Os chineses atribuem a esse guá o significado de expansão em todos os sentidos”, observa Mariangela Pagano, consultora de Feng Shui, de São Paulo. “Ao harmonizá-lo, estamos atraindo não apenas dinheiro, mas todas as bênçãos que a vida pode nos proporcionar.” O canto é regido pelo elemento madeira e pela cor púrpura, ao lado do azul, do vermelho e do dourado, além das formas arredondadas. Para atrair a prosperidade, é importante também manter tudo em ordem. “Deixe as gavetas organizadas e elimine objetos quebrados”, diz Mariangela.

Quando esse canto cai...

Na sala
Como o movimento estimula a energia ch’i, pode-se colocar aqui uma fonte. “A TV e o computador também cumprem esse papel, por causa da sucessão de imagens”, avisa a consultora. Outro recurso é usar objetos decorativos, como esculturas, que passem a sensação de movimento. Móveis e objetos sólidos proporcionam estabilidade, caso haja a sensação de que o dinheiro escapa.

Na cozinha
Tenha sempre uma fruteira e potes de mantimentos. “Frutas e grãos, em especial o arroz, simbolizam fartura e boa colheita na China”, lembra Mariangela Pagano. Cuidado também com o fogão: “Todas as bocas devem estar funcionando”. Pode-se ter também panelas de metal (melhor ainda se forem de cobre), pois esse elemento complementa a madeira, que rege oguá.

No banheiro
O ambiente deve ser o mais despojado possível, com poucos elementos, segundo a consultora. Isso evita estimular em excesso a energia ch’i no local e impede que ela se esvaia junto com a água. Outros cuidados são manter fechados a porta, os ralos e a tampa do vaso sanitário, para que a energia não escape.

No quarto
Para ativar esse guá de forma sutil, pode-se ter um quadro de moldura dourada, com uma imagem que lembre movimento. Um abajur que se destaque ou um móbile pendurado junto à porta ou à janela também estimulam a circulação da energia ch’i. Outro recurso é explorar as cores que regem o setor (púrpura, azul e vermelho) em detalhes nas roupas de cama e nos objetos decorativos.

Na lavanderia
Pendure aqui um sino de vento, de preferência feito de metal, elemento que complementa a madeira, que rege o guá, segundo o Feng Shui. Ele evita a dispersão da energia ch’i. Mantenha armários sempre limpos e organizados e esvazie sempre lixeiras e cestos de roupa suja.

 

17/04/2017 - 19:03

Conecte-se

Revista Bons Fluidos