Saiba como ativar o guá do trabalho

No especial sobre como aplicar o ba-guá, instrumento do Feng Shui, aprenda a ativar o guá da área profissional

Kátia Stringueto, Cristiane Zavataro e Wilson Weigl

A presença de uma fonte, por exemplo, ativa o guá e faz o trabalho fluir | <i>Crédito: iStock
A presença de uma fonte, por exemplo, ativa o guá e faz o trabalho fluir | Crédito: iStock

O setor abrange não apenas a rotina profissional mas também nossas aspirações e metas de realização. Regido pelo elemento água e alimentado pelo metal, suas cores são o preto e os tons escuros. A presença de uma fonte, por exemplo, ativa o guá e faz o trabalho fluir. “Cuidado, porém, com a água parada, que gera estagnação”, afirma Eduardo Svletosak, consultor de Feng Shui da Escola da Bússola, de São Paulo. Se a meta for promover mudanças ou progresso profissional, pode-se utilizar peças metálicas, formas arredondadas e cores como branco, prata, bege, cru e gelo.

Quando este canto cai...

Na sala
Estimule a energia ch’i com sofás, pufes, mesas de centro e peças decorativas com formas arredondadas, nas cores preta, marrom ou azul-marinho. Tons claros, como branco, bege e cru, ligados ao elemento metal, também estimulam o fluxo energético. Se quiser, coloque a mesa de trabalho e uma fonte perto da entrada principal.

Na cozinha
O fogão enfatiza a presença do elemento fogo e desequilibra a água, que rege o guá. Vasos com plantas e flores amenizam esse conflito. Harmonize ofluxo de energia com bastante metal (em peças cromadas, por exemplo) e cortinas, toalhas e tapetes brancos, gelo e cru.

No banheiro
Aqui predomina o elemento água, que rege o guá. Mantenha a higiene impecável, perfume o ambiente e deixe a porta, a tampa do vaso sanitário e os ralos fechados. Vasos de flores e ervas reciclam e estimulam a energia.

No quarto
Como trabalho e descanso têm pouco a ver, é preciso estimular a energia sem comprometer o restabelecimento do corpo. Uma fonte ativa o elemento água e ajuda a relaxar. Quadros com cenas de mar com ondas calmas e rios de águas tranqüilas lembram o ritmo pacificador da natureza.

Na lavanderia
Outro ambiente com ênfase no elemento regente do setor, a água. Esvazie sempre as latas de lixo e os cestos de roupa suja e mantenha os armários organizados. Os encanamentos e eletrodomésticos, como as lavadoras e secadoras, devem funcionar perfeitamente.

 

17/04/2017 - 19:05

Conecte-se

Revista Bons Fluidos