Como aplicar o ba-guá

Um dos princípios do Feng Shui é a circulação livre do ch´i, a energia vital que está em nós e no planeta. O ba-guá é uma das ferramentas que podem ajudar nessa missão. Veja como aplicá-lo

Kátia Stringueto, Cristiane Zavataro e Wilson Weigl

Ba-guá, o mapa do Feng Shui | <i>Crédito: Bons Fluidos Digital
Ba-guá, o mapa do Feng Shui | Crédito: Bons Fluidos Digital

Um dos princípios do Feng Shui, milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes, é a circulação livre do ch´i, a energia vital que está em nós e no planeta. O ba-guá é uma das ferramentas que podem ajudar nessa missão. Veja como aplicá-lo.

O que é o ba-guá?

É a principal ferramenta da Escola do Chapéu Negro, a mais popular no Ocidente (existem também as Escolas da Bússola e da Forma). Pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente, com a intenção de identificar os cantos que correspondem a oito diferentes áreas da vida.

Como aplicar o ba-guá na planta?  

Pegue a planta da casa. Posicione a parede correspondente à porta de entrada da casa ou apartamento de frente pra você (como se estivesse rente à sua barriga). Divida cada lado da casa em três partes iguais. Numere os pontos conforme a figura 1. Ligue-os traçando as diagonais na seguinte ordem: 1 com 5, 2 com 6, 3 com 7 e 4 com 8, obtendo assim os oito guás. Una os pontos pela lateral e nomeie os guás (figura 2): o primeiro é o guá do Trabalho, que fica no meio da parede onde está a porta de entrada. É por aí que entra o ch’i.

Você também pode dividir cada lado em três partes iguais e traçar linhas retas entre elas, resultando em 9 partes iguais. Então, posicione o ba-guá. Coloque a área correspondente ao trabalho no meio da parede onde está a porta de entrada. É por aí que entra o ch’i.


É preciso ter o ba-guá e a planta da casa?

Se não tiver a planta, posicione-se no meio da parede onde está a porta de entrada: esse será o setor do Trabalho. À sua frente, fica o Sucesso, e a seguir, em sentido horário, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família e Prosperidade (veja figura).

Posso aplicar o Feng Shui apenas em um ambiente?

Sim. Basta proceder da mesma forma indicada. Para descobrir onde caem os diferentes guás, faça um desenho do ambiente, divida cada lado em três partes iguais.

O que é guá?

É cada um dos oito setores do ba-guá. Cada guá relaciona-se a uma área da vida, que será ativada com o uso de cores e objetos.


13/04/2017 - 10:32

Conecte-se

Revista Bons Fluidos