Mesa organizada, harmonia na rotina

No trabalho ou em casa, orientando-se pelo Feng Shui, você organiza sua mesa e melhora a sintonia do dia a dia

Wilson F.D. Weigl

O ba-guá, figura de oito lados que é a principal ferramenta do Feng Shui, mostra onde colocar cada objeto | <i>Crédito: iStock
O ba-guá, figura de oito lados que é a principal ferramenta do Feng Shui, mostra onde colocar cada objeto | Crédito: iStock

Para ganhar prosperidade e fazer o trabalho render mais, pode-se aplicar à mesa – de casa ou da empresa – os princípios do Feng Shui, milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes.
                O ba-guá, figura de oito lados que é a principal ferramenta do Feng Shui, mostra onde colocar cada objeto, de forma a ativar as áreas da vida. Para definir a localização dos guás, alinhe o setor do trabalho com a cadeira, olhando de frente pra mesa. “É importante também manter tudo em ordem e caprichar na limpeza”, salienta Mariangela Pagano, consultora da Escola do Chapéu Negro, de São Paulo. Nada de deixar os fios emaranhados à vista, lápis sem apontar, papéis amassados, objetos desnecessários ou sem uso sobre a mesa. A lata de lixo deve ficar embaixo dela ou fora da área de visão.
                Se puder escolher o tipo de mesa, saiba que o formato redondo, o metal e o vidro representam movimento e circulação energética, enquanto o quadrado, o retângulo e a madeira sugerem estabilidade. “O ideal é que a mesa não fique diretamente em frente à porta nem de costas pra ela, mas com visão total do ambiente”, diz Mariangela. O acesso a ela deve ser fácil, sem móveis ou objetos no caminho.

Trabalho: a sua frente, ficam o teclado e a tela do computador ou outras ferramentas profissionais que você utiliza no dia-a-dia, como cadernos de anotações e livros de pesquisa.

Espiritualidade: no canto esquerdo inferior, tenha livros religiosos ou símbolos de crença. É o lugar certo para a imagem de santo de sua devoção, por exemplo. Se preferir, deixe-o discretamente guardado em uma gaveta do seu lado esquerdo.

Família: do lado esquerdo, posicione pequenos vasos com plantas ou arranjos de flores para neutralizar a energia eletromagnética do computador. Vale também colocar porta-retratos de família.

Prosperidade: o canto esquerdo superior é o lugar perfeito para uma luminária, que traz luz a essa área da vida. Escolha formas sinuosas, que sugerem movimento, e metal, que remete ao dinheiro.

Relacionamentos: no canto direito superior, coloque fotos de momentos felizes com pessoas queridas ou objetos em número par.

Criatividade: do lado direito, coloque porta-lápis, canetas, pincéis e todo o material de escritório. Também valem fotos de crianças ou objetos lúdicos. O segredo é ativas este canto com os objetos que você usa para ser criativo.

Amigos: o canto direito inferior é perfeito pra abrigar o telefone e a agenda que guarda números os números de pessoas queridas e contatos profissionais. Coloque também fotos de viagens. 

10/01/2017 - 12:49

Conecte-se

Revista Bons Fluidos