Em vez de comprar, troque

É assim que muita gente vem mantendo seu padrão de consumo sem comprometer o orçamento em época de crise. Confira 4 sites para trocar o que você quiser

Bons Fluidos Digital

Além de produtos o site também trabalha com serviços, que podem ser vendidos ou trocados | <i>Crédito: iStock
Além de produtos o site também trabalha com serviços, que podem ser vendidos ou trocados | Crédito: iStock

Batizada de compra colaborativa, a prática possibilita adquirir produtos novos ou de segunda mão sem envolver dinheiro. O escambo, comércio de troca de bens, não é novidade, afinal surgiu lá na Idade da Pedra, mas por décadas deixou de existir. Voltou com tudo entre 2008 e 2009 nos Estados Unidos, impulsionado pelo colapso econômico americano. Imbuído de forte apelo ao consumo responsável, este tipo de comércio hoje é realidade no mundo todo. No Brasil, vários sites facilitam o intercambio de produtos. Selecionamos quatro para você conhecer melhor e, se achar que vale a pena, testar o estilo consumista solidário | Bons Fluidos Digital

Troca&Troca: trocaetroca.com.br

Operando em nove categorias de produtos, esta rede social não aceita transações em dinheiro, tudo é na base da troca. Basta o trocador cadastrar os produtos, adicionar suas fotos e preencher informações básicas sobre os itens. As opções de entrega podem ser realizadas pessoalmente ou via correio. Se você é fã de leitura, vale a pena passear no ícone Livros, tem muito título interessante.

Trocou: trocou.com.br

Apesar de oferecer compra e venda de produtos, o grande diferencial da plataforma online é o estímulo à troca de mercadorias. Todos os itens expostos contam com a possibilidade do beneficio Trocou Tranquilo, serviço de vistoria que garante a qualidade do produto. Quer dizer, ninguém receberá um tijolo no lugar do tênis, muito menos uma blusa surrada, sem condições de uso.

DescolaAí: descolaai.com

Além de produtos o site também trabalha com serviços, que podem ser vendidos ou trocados. Lá é possível achar de bolsas a caixas de som, até organização de eventos, ensaios fotográficos e muito mais. As categorias são bem divididas, facilitando a procura do que se quer. Todas as negociações entre usuários e compradores são diretas, sem intermediação da plataforma.

TrocaJogo: trocajogo.com.br

Voltado exclusivamente para os apaixonados por videogame. Focado nos jogos dos consoles PS3, Xbox 360 e Wii, basta que o cadastrado anuncie os games que possui e os que deseja ter para que o site comece a combinar os interesses dos usuários e sugerir trocas, de forma simples e rápida. Tudo gratuito, porém o aplicativo não se responsabiliza pelas negociações feitas entre as partes.

29/05/2017 - 19:03

Conecte-se

Revista Bons Fluidos