Um aroma para cada intenção

Com óleos essenciais, você cria climas e mexe com as emoções profundamente: saiba como estimular o desejo, ganhar pique, vencer a insônia e aliviar o estresse

Wilson F. D. Weigl

Os óleos essenciais, quando inalados, ajudam a reequilibrar as emoções e a modificar os estados de espírito | <i>Crédito: Shutterstock
Os óleos essenciais, quando inalados, ajudam a reequilibrar as emoções e a modificar os estados de espírito | Crédito: Shutterstock

Despertar o desejo, elevar o ânimo e ativar a concentração também são virtudes da aromaterapia. Os óleos essenciais, extraídos de folhas, flores e raízes, além de perfumar os ambientes e despertar os sentidos, quando inalados ajudam a reequilibrar as emoções e a modificar os estados de espírito. “Numa reunião entre amigos, por exemplo, a lavanda e o ilangue-ilangue criam uma atmosfera alegre e relaxada”, diz Fernando Amaral, osmólogo (especialista em aromas) e diretor científico no Brasil da empresa suíça WNF – World Natural Fragrancies. As gotas podem ser colocadas em difusor especial para essa finalidade na sala, no quarto ou no escritório, segundo a intenção. “O aroma faz o cérebro produzir e liberar substâncias de efeito estimulante, relaxante ou afrodisíaco”, afirma o especialista. “Como nem sempre os resultados são imediatos”, ele faz a ressalva, “em certas ocasiões, é preciso usar a fórmula algumas vezes até que comece a agir profundamente sobre o corpo e a mente.” Atenção, porém, na hora de comprar, pois há uma diferença fundamental entre óleos essenciais e essências para perfumar ambientes, ambos comercializados em frascos similares. As essências são sintéticas e não têm poder terapêutico e, por isso, custam bem menos. Para evitar a confusão, leia atentamente a embalagem na hora de escolher. Para cada finalidade, o osmólogo propõe uma composição.

CRIAR UM CLIMA ACONCHEGANTE

Nos encontros com amigos, a fórmula dá a sensação de conforto. Espanta a melancolia do domingo, quando o fim de semana vai terminando.

Coloque no difusor, diluídas em água:

• 4 gotas de óleo essencial de lavanda

• 4 gotas de óleo essencial de laranja-doce

• 2 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue

Esses óleos ativam a produção de serotonina, uma substância cerebral ligada ao bem-estar. A lavanda tem propriedades relaxantes, a laranja-doce equilibra as emoções e o ilangue-ilangue cria a atmosfera de amorosidade.

LEVANTAR O ÂNIMO E ALIVIAR A DEPRESSÃO

Indicada para estados de abatimento moral ou físico e para agilizar as decisões – por exemplo, resolver o destino das férias e planejar a data da gravidez. Pode ser usada no trabalho, quando se prevê um dia cheio.


Coloque no difusor, diluídas em água:

• 6 gotas de óleo essencial de lemongrass

(Conhecido também como erva-cidreira e capim-limão.)

• 4 gotas de óleo essencial de alecrim

O alecrim é energizante (o uso em excesso provoca a ansiedade) e o lemongrass dá motivação e estimula a atenção.

PURIFICAR O AR E ELIMINAR A NEGATIVIDADE

Alivia sintomas de doenças respiratórias, gripes e resfriados, como falta de ar, coriza e congestão nasal. Desanuvia os ambientes carregados sob a influência de brigas, discussões e acontecimentos percebidos como negativos. A fórmula pode ser usada em situações de abalo emocional.

Coloque no difusor, diluídas em água:

• 5 gotas de óleo essencial de eucalipto

• 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)

Os óleos essenciais de eucalipto e melaleuca têm propriedades bactericidas e fungicidas. Ao combater os agentes nocivos do ar, aliviam o trabalho dos glóbulos brancos do sangue e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. A composição faz também uma limpeza do ambiente em nível energético, eliminando a negatividade provocada por ressentimento, raiva e medo.

ATIVAR A VIDA SEXUAL

Em situações de diminuição da libido, use à noite, antes de deitar, ou quando estiver com segundas intenções. Há fórmulas específicas para mulheres e homens.

PARA MULHERES

Coloque no difusor, diluídas em água:

• 7 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue

• 3 gotas de óleo essencial de laranja-doce

O ilangue-ilangue favorece a produção de estrogênio, um hormônio feminino que ativa a liberação de feromônios durante a excitação. Essas substâncias têm um importante papel no complexo circuito da estimulação sexual e são percebidas pelo olfato do homem, aumentando o desejo.

PARA HOMENS

Coloque no difusor, diluídas em água:

• 3 gotas de óleo essencial de sândalo

• 3 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue

• 3 gotas de óleo essencial de bergamota

• 1 gota de óleo essencial de canela

Sândalo e ilangue-ilangue ativam a produção do hormônio masculino, a testosterona. A bergamota (também conhecida como tangerina e mexerica) descontrai e atenua os medos que comprometem o desempenho sexual. Já a canela apimenta a relação, pois contém aldeídos, poderosos estimulantes. Essa fórmula ajuda a controlar a ejaculação precoce.

RELAXAR E COMBATER A INSÔNIA

Ajuda a conciliar o sono.


Coloque no difusor, diluídas em água:

• 10 gotas de óleo essencial de lavanda

O óleo de flores da lavanda officinalis têm acetato de linalila. Essa substância estimula o cérebro a produzir melatonina, hormônio que induz ao relaxamento e é inibidor da adrenalina, deflagradora do nervosismo e da ansiedade. Acenda o difusor uma hora antes de deitar.


ALIVIAR O ESTRESSE NO TRABALHO

Indicado para quando se está cansado ou oprimido pelo excesso de atribuições e responsabilidades.


Coloque no difusor, diluídas em água:

• 8 gotas de óleo essencial de laranja-doce

• 2 gotas de óleo essencial de lavanda

Essa combinação atenua a ansiedade e traz leveza. Isso porque a lavanda acalma e relaxa e a laranja-doce induz ao equilíbrio emocional.

08/01/2017 - 19:38

Conecte-se

Revista Bons Fluidos