Técnica de meditação que cabe na sua rotina

Conheça a meditação praticada no Hinduísmo, uma tradição milenar que busca libertar o homem da tríplice do sofrimento

Marisa Marega

No Brasil, uma opção para a prática é a Self-Realization Fellowship | <i>Crédito: iStock
No Brasil, uma opção para a prática é a Self-Realization Fellowship | Crédito: iStock

Essa tradição, que remonta a mais de 4 mil anos antes de Cristo, abriga tantas possibilidades de meditação quantos foram os mestres espirituais na Índia.
            No Brasil, uma opção para a prática é a Self-Realization Fellowship, que tem como objetivo “disseminar técnicas para atingir a experiência pessoal e direta de Deus e ensinar que o propósito da vida é a evolução, além de libertar o homem de seu tríplice sofrimento: a doença física, as desarmonias mentais e a ignorância espiritual”, como define seu fundador, o iogue Paramahansa Yogananda. . A Self tem diversos horários de meditações gratuitas e o praticante iniciante segue instruções de um orientador.
            Outra opção é a Organização Brahma Kuris, que trabalha com o desenvolvimento de valores espirituais em 86 países e tem cursos gratuitos de meditação raja ioga.

Meditação hinduísta

1. Sente-se em uma cadeira, com a coluna alinhada e os pés bem apoiados no solo. Se preferir sentar no chão, fique com as pernas cruzadas, em posição de lótus.

2. Deixe a respiração bem tranquila, os olhos abertos e pense: “eu focalizo a atenção no que está acontecendo em meu mundo interior”.

3. Perceba que muitos pensamentos passam pela mente e que você tem o poder de escolher os melhores e dispensar os ruins. Pense: “eu escolho o pensamento de paz”.

4. Visualize um ponto de luz no centro da testa, entre as sobrancelhas. Pense: “sinto que sou um ser de luz e paz”.

5. Preste atenção em como sua mente está calma e saboreie esse momento. Pense: “Deus também é um ponto de luz. Sinto a paz e o amor Dele chegando a mim. Absorvo a paz e irradio-a pelo mundo”.

6. Fique alguns momentos apreciando a experiência e volte lentamente sua atenção para o que está em volta. 

10/01/2017 - 19:20

Conecte-se

Revista Bons Fluidos