Sobre perdão e saúde

Especial banho e prece: todos os dias, de 27 de dezembro a 1º de janeiro, um banho energizante e uma prece de ano novo para abrir as portas de 2017

Cacilda Guerra e Keila Bis

Os rituais de renovação são uma homenagem ao que passou e uma celebração do que está por vir | <i>Crédito: Letícia Gerola
Os rituais de renovação são uma homenagem ao que passou e uma celebração do que está por vir | Crédito: Letícia Gerola

Os rituais de renovação são uma homenagem ao que passou e uma celebração do que está por vir. Atos simbólicos que trazem conforto, serenidade, comunhão e beleza representam uma necessidade da alma para inaugurar com otimismo e alegria uma nova etapa da vida.

Prece do dia: chance para se perdoar

Culpa por não ter concretizado aquele projeto importante, arrependimento devido a uma decisão equivocada, vergonha ou remorso por atitudes nem sempre elogiáveis... “Essas emoções ocupam um espaço grande em nossa mente, e remoê-las apenas nos paralisa. Daí a importância de perdoarmos a nós mesmos. Assim, alcançamos a paz de espírito necessária para seguir em frente com a vida”, ensina o psicólogo americano Fred Luskin em seu livro O Poder do Perdão (ed. W11). Uma cerimônia que pode dar um sentido mais útil a essa bagagem incômoda e favorecer a entrada em 2016 mais leve é escrever uma carta para si mesmo, mas como se estivesse dirigindo-a a um amigo imaginário (trate-se por “você”). Não se preocupe se sua linguagem está correta ou não. O importante é que a carta seja gentil e amorosa. No conteúdo dela, lembre de dizer que ser humano é estar sujeito a fracassar e magoar os outros e que, embora você não tenha agido da maneira que considera ideal no passado, neste ciclo que começa agora, você tem a chance de se perdoar, aprender algo com seus erros e crescer. Guarde a carta em um envelope e, ao longo do ano, sempre que perceber que está remoendo os sentimentos negativos descritos acima, leia-a de novo.

 

Banho para trazer saúde

Ingredientes

• 1 punhado de lavanda

• 1 punhado de camomila

• 1 punhado de manjericão roxo

• 10 pétalas de rosa branca

• 1 punhado de alecrim


Como fazer

Ferva os ingredientes em 1 litro de água mineral. Espere até que a mistura volte à temperatura ambiente e coe. Após o banho, derrame- a do pescoço para baixo enquanto mentaliza seu desejo de ter mais disposição.

27/12/2016 - 18:28

Conecte-se

Revista Bons Fluidos