Separar um tempo para criatividade aumenta a felicidade

Desenhar, tocar um instrumento, escrever textos. Estudo revela que dedicar-se a passatempos criativos dá mais entusiasmo e energia

Letícia Gerola

Logo após se sentirem criativos, os participantes descreveram sensações de entusiasmo e energia | <i>Crédito: iStock
Logo após se sentirem criativos, os participantes descreveram sensações de entusiasmo e energia | Crédito: iStock

Segundo um estudo de pesquisadores neozelandeses, envolver-se em atividades criativas contribui para uma “espiral positiva” de emoções, bem estar psicológico e sentimentos de progresso na vida. Quem consegue separar um tempo do dia para passatempos criativos e projetos paralelos - escrever um diário, desenhar ou aprender a tocar violão – também tem os benefícios.

            Novas ideias, expressar-se de maneira original ou passar tempo envolvido em atividades artísticas foi a definição de criatividade usada pelo grupo. 658 voluntários escreveram um diário durante 13 dias, avaliando sua criatividade durante o dia e descrevendo seu humor, avaliando se sentiam algum progresso ou crescimento pessoal. Logo após se sentirem criativos, os participantes descreveram sensações de entusiasmo e energia.  “O resultado sugere um tipo particular de espiral positiva para o bem estar e a criatividade”,disseTamlin Conner, psicóloga da Universidade de Otago, da Nova Zelândia, principal autora do estudo. 

05/02/2017 - 15:20

Conecte-se

Revista Bons Fluidos