Para descarregar as energias e iniciar o ano com gratidão

Especial banho e prece: todos os dias, de 27 de dezembro a 1º de janeiro, um banho energizante e uma prece de ano novo para abrir as portas de 2017

Cacilda Guerra e Keila Bis

Sempre há algo a agradecer | <i>Crédito: Shutterstock
Sempre há algo a agradecer | Crédito: Shutterstock

A transição pede uma prece especial, alguns momentos de recolhimento ou uma reflexão sobre o que ficou para trás, o que está em progresso, o que virá pela frente. Praticamente todo mundo ritualiza o começo do ano novo, como uma forma de se preparar para ele. “Os rituais dão a essa passagem de um ciclo para outro uma sensação de significado mais elevado, de profundidade, que está ligada à ideia de transformação”, explica a psicóloga junguiana Rita Diz Bueno, de São Paulo.

Prece do dia: a arte da gratidão

Em um famoso estudo publicado em 2003 no Journal of Personality and Social Psychology, nos Estados Unidos, os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro foi orientado a anotar cinco contrariedades ocorridas durante a semana; o segundo, cinco fatos que considerassem neutros (nem bons, nem ruins); e os membros do terceiro grupo anotariam cinco acontecimentos que os fizessem se sentir gratos. Após dez semanas, esses últimos

eram os que demonstravam mais bem-estar emocional e diziam ter feito mais progressos do que de costume para alcançar seus objetivos. Para iniciar este ano honrando tudo que a vida lhe proporcionou de positivo em 2015, uma boa ideia é solenizar um momento de gratidão. Recolha-se em um ambiente tranquilo, respire devagar, relaxe o corpo e deixe a mente vagar por coisas que lhe deram prazer, contentamento e realização no ano que passou – sempre há algo a agradecer. Enxergar, andar, comer, acordar sem nenhuma dor, sentir o cheiro bom de uma flor, ter um teto para se abrigar, descobrir um talento, encontrar um amigo. A seguir, dentre esses acontecimentos, faça uma lista com os dez mais importantes, pelos quais você se sente especialmente grato.

Banho para descarrego
Ingredientes

• 3 punhados de sal grosso

• 1 maço de manjericão


Como fazer

Ferva 1 litro de água. Numa vasilha, macere, com as mãos, o manjericão. Jogue a água no recipiente com a erva. Espere esfriar. Use outra panela para misturar 3 punhados de sal grosso em 1 litro de água. Após o banho, despeje, do pescoço para baixo, a mistura com sal. Em seguida, a do manjericão. O sal retira todas as energias (positivas e negativas), por isso o segundo banho é necessário. Mentalize que tudo de ruim vai embora.


 

29/12/2016 - 14:34

Conecte-se

Revista Bons Fluidos