Como começar um programa de meditação no colégio

Incentivo, consistência e confiança são as chaves para um programa de sucesso como o que foi implementado em Visitacion Valley Middle School, em São Francisco, nos Estados Unidos

Letícia Gerola

Para você ter uma escola inteira aderindo à um programa de meditação não pode ser algo imposto | <i>Crédito: iStock
Para você ter uma escola inteira aderindo à um programa de meditação não pode ser algo imposto | Crédito: iStock

Hora do Silêncio – o Quiet Time, como foi chamado o programa mandatório de quietude e meditação opcional que acontece duas vezes ao dia na Visitacion Valley Middle School, em São Francisco, nos Estados Unidos. Implementado pelo Center for Wellness and Achievement in Education (CWAE), o programa fez tanto sucesso que um “passo a passo” para a reprodução do projeto em outros colégios foi divulgada, e as dicas também valem pra quem tem dificuldade em meditar.

Para ter sucesso na meditação

Ambiente

O local é crucial para o sucesso da meditação: é necessário estar sentado em uma posição confortável, com as costas apoiadas. No caso dos estudantes, a mesa à sua frente tem de estar limpa e organizada para evitar distrações.

Interesse
“Para você ter uma escola inteira aderindo à um programa de meditação não pode ser algo imposto, forçado. Tem que acontecer porque todos estão decididos a tentar”, explicou o instrutor da Hora do Silêncio, Noah Schechtman. O processo vai ser muito mais fácil se vier de uma demanda interna sua.

Confiança
Fechar os olhos por 15 minutos sem estar dormindo pode parecer estranho. Fica mais fácil se você sabe que está em um local seguro. “Quando os estudantes perceberam que todos, inclusive os professores, estavam participando da atividade, conseguiram se soltar e entregar-

 

06/01/2017 - 19:12

Conecte-se

Revista Bons Fluidos