Alívio contra a TPM

Veja como minimizar a irritação e os desconfortos desse período tão delicado com florais de Bach, chás de ervas e óleos essenciais

Texto: Nina Campo

Alívio contra a TPM | <i>Crédito: Divulgação
Alívio contra a TPM | Crédito: Divulgação
AROMATERAPIA Sentir o aroma dos óleos essenciais ou massagear o corpo com eles é uma das maneiras mais simples e gostosas de diminuir o desconfortos da TPM e ainda ficar com o corpo perfumado e macio. Os óleos podem ser usados no chuveiro (uma gota na esponja com sabonete líquido), na massagem (duas gotas em 15 ml de óleo de semente de uva) ou no travesseiro (1 gota). 

» Sálvia Restabelece o equilíbrio hormonal 
» Pau-rosa Previne e alivia dor de cabeça e irritação 
» Bergamota Reduz depressão e aumenta a auto-estima 

FLORAIS A terapia de Bach oferece muitas essências capazes de aliviar os descontroles e o cansaço típicos da TPM. Você pode unir até cinco essências florais na mesma fórmula, feita em farmácias homeopáticas. Tome quatro gotas, quatro vezes ao dia. A terapeuta Sandra Spiri, de São Paulo, indica os seguintes florais de Bach para os principais sintomas do período: 

» Beech Quando estiver muito irritada, agressiva e intolerante 
» Olive Alivia sintomas de cansaço, desânimo e estresse profundos 
» Crab Apple Favorece a eliminação de líquidos e alivia o inchaço

FITOTERAPIA Para aliviar a tensão física, mental e emocional provocada pela TPM, recomenda-se chá de hortelã, de prímula (só uma folha ou um pedacinho do caule), das folhas da pimenteira ou da raiz do dente-de-leão, que fortalece o útero. Escolha um deles e beba ao longo do dia, até três xícaras no total.

10/01/2017 - 10:45

Conecte-se

Revista Bons Fluidos