5 ensinamentos do Monge Satyanatha para meditar

Tem técnica para se concentrar, driblar o sono, incluir a meditação na rotina... E mais: conheça o Vivo Meditação, app que te ajuda a meditar com apenas alguns toques

Letícia Gerola

Com aulas exclusivas, criadas e gravadas pelo monge, o app oferece vários tipos de meditação | <i>Crédito: Divulgação Vivo
Com aulas exclusivas, criadas e gravadas pelo monge, o app oferece vários tipos de meditação | Crédito: Divulgação Vivo

Todo pensamento carrega uma energia. Muitos deles, principalmente os negativos ou relacionados à preocupação, ninguém joga fora: pensa, repensa e guarda em um cantinho da mente, repetindo esse processo até ficar completamente sobrecarregado. “Como queremos ter paz de espírito se não organizamos nossa mente, jogando fora tudo aquilo que não nos pertence?”, questiona o monge Satyanatha, nome monástico do brasileiro Davi Murbach, ex-engenheiro da computação, que largou tudo para viver em um monastério e se tornou monge aos 26 anos.

Como uma boa chuveirada, meditar remove todas as impurezas da alma, assim como a água e o sabão removem as impurezas do corpo. “A técnica está aí para nos servir, para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos”, explica o monge, que selecionou cinco ensinamentos essenciais para quem quer meditar e se conectar com a sua paz:  

1. Encontre o método ideal pra você
“Não pensa em nada”, dizem, e você estará meditando plenamente. Entretanto, não pensar em nada é também um dos métodos mais difíceis. “Como você diz pra uma mãe que trabalhou o dia inteiro e tem três filhos pra não pensar em nada? É extremamente difícil”, explica Satyanatha. O que pouca gente sabe é que essa é apenas uma das muitas maneiras de meditar, o importante é encontrar a que funciona para você. “Conheça outras técnicas, teste métodos e horários. Uma vai se encaixar ao seu perfil”, completa o monge.

2. Direcione a sua atenção
São muitas as técnicas para aprender a meditar. Uma delas é o mindfulness, ou seja, quando você se entrega completamente ao momento presente e presta total atenção no que está acontecendo naquela hora. “Prestar atenção no seu corpo, na sua respiração ou no sol que bate na sua pele. Ao invés de esvaziar os pensamentos, direcionar eles para o momento presente”, orienta o monge.

3. Use a meditação para um propósito
Uma técnica muito boa pra quem está começando é a meditação com propósito. Você libera toda a sua tensão e foca em, por exemplo, dormir melhor, aumentar a sua inteligência, autoconfiança, ou mesmo perdoar alguém. “Essas meditações focadas em algum resultado são ótimas para um primeiro contato com a técnica, porque você se esforça pelo resultado e se foca de verdade na meditação. Com o tempo, você vai perceber que consegue perdoar ou dormir bem sem nem precisar meditar”, garante o monge.

4. Espante o sono
Meditar e sentir sono é muito comum – e não é sinal de que a meditação está dando errado. “Fechar os olhos, parar de falar e ficar em silêncio são ações que fazemos quando vamos dormir, é preciso acostumar o cérebro que essa série de acontecimentos pode ter outro significado”. Aos poucos, sua mente vai entender que essas ações também podem representar o momento para uma jornada interior de meditação, e não só uma soneca.

5. Horário da meditação
A hora perfeita para meditar é a sua. Por ser uma atividade muito pessoal, vai funcionar em momentos diferentes para cada pessoa. O único requisito é que seja um momento em que você não seja interrompido. “Se é de manhã cedo ou antes de dormir, é uma escolha pessoal”, comenta o monge.

Na palma da mão

A falta de tempo para se concentrar e dedicar um momento para si é a principal justificativa de quem não consegue meditar. Pensando em resolver esse problema, a Vivo lançou o aplicativo Vivo Meditação, uma mão na roda pra quem busca praticidade na hora de incluir o ritual na rotina. Aparelho de contato com o mundo exterior, o celular pode ser usado exatamente para o contrário: estimular a conexão com você mesmo. O Vivo Meditação é uma das ferramentas para te ajudar nessa tarefa: conta com mais de mil meditações que vão de 5 a 50 minutos e que adotam a técnica Natha, iniciada com Nandinatha há 2.200 anos no alto da cadeia dos Himalayas. “É um conhecimento antigo e valioso que foi testado por muitos anos, ideal pra quem quer começar a meditar ou pra quem busca se aprofundar na técnica”, explica Satyanatha.

Com aulas exclusivas, criadas e gravadas pelo monge, o app oferece vários tipos de meditação que se dividem em três categorias: meditações essenciais, focadas em energias, mantras, cores e vibração; a jornada rumo à paz interior, uma série avançada de 21 meditações pensadas especialmente para quem quer se aprofundar na técnica e as meditações específicas para momentos especiais, cada uma com um propósito. “Esse cantinho do app é perfeito pra quem busca dormir melhor, aprender a perdoar ou abrir-se para um novo amor”, comenta o monge. O conteúdo ainda conta com aulas em vídeo e animações que mostram diferentes posições para a meditação. Quem é cliente Vivo pode baixar o aplicativo direto na app store,  clique aqui para fazer o download
 

Aproveite para assistir o bate-papo exclusivo que Bons Fluidos fez com o moge, durante o lançamento exclusivo do app Vivo Meditação.



26/06/2017 - 16:49

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