Tão fácil, tão revigorante

A respiração consciente reduz os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios associados ao estresse, além de fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores crônicas, amenizar síndromes como a do pânico, entre outros benefícios

Bons Fluidos Digital | Foto: Shutterstock

Tão fácil, tão revigorante | <i>Crédito: Shutterstock
Tão fácil, tão revigorante | Crédito: Shutterstock
A respiração consciente traz bastante vitalidade e pode ser feito por qualquer um, mesmo no auge do cansaço. Um exercício, recomendado por Andrea Wellbaum, do Estúdio Hot Yoga São Paulo, é o Krama Pranayama. É fácil de fazer e bem eficaz. 

“Sente-se em uma posição confortável, no chão ou em uma cadeira, e feche os olhos (a importância de sentar confortavelmente é para que o foco do exercício  que apenas na respiração, e não em uma parte do corpo que esteja dolorida). Posicione uma mão no peito e outra no abdômen. 

A respiração é feita em dois estágios. No primeiro, inspire contando até três e sinta o peito expandindo. Segure a respiração contando até dois. No segundo estágio, continue as inspirações, contando até três, mas, desta vez, sinta seu abdômen expandindo. Segure mais dois segundos. Finalmente, então, expire o ar gradativamente, contanto até seis.” Ao inalar o ar, estamos aumentando a energia do corpo. Ao exalar, há um profundo relaxamento. A divisão do exercício em energização e relaxamento é o que traz um bom equilíbrio.

26/04/2016 - 09:00

Conecte-se

Revista Bons Fluidos