Aprender a ser feliz é uma arte

Com inspiração e intenso trabalho sobre si mesmas, algumas pessoas sabem reconhecer os caminhos inesperados que conduzem à plenitude. Descubra como elas exercitam a suprema arte de ser feliz

Bons Fluidos Digital

Depoimentos reais de pessoas que descobriram a felicidade nas pequenas coisas | <i>Crédito: iStock
Depoimentos reais de pessoas que descobriram a felicidade nas pequenas coisas | Crédito: iStock

Em contato com os cinco sentidos

“A felicidade é como um orgasmo, quando ela acontece é porque houve uma preparação anterior”, diz a terapeuta corporal Miriam Santos Leiner. “Para consegui-la com mais facilidade”, conta ela, é preciso cultivar contato com as sensações físicas que nos chegam por meio dos cinco sentidos”. Ela continua: “para mim, a plenitude passa pelo corpo, que tem de estar vibrando em uníssono com o sentimento de alegria que pulsa no peito”. Hoje, ela sente essa sensação ao dançar sozinha pela sala.

A plenitude da alma nos abre para o mundo

“A felicidade nasce de um estado interno de integração do ser”, acredita a empresária Dirce Gonçalves Gomes, que experimentou essa condição plena muitas vezes, como resultado de um intenso trabalho espiritual. “Quando existe essa união interna, você automaticamente se abre para a natureza, para todos os seres”, avalia. Esse estado desperta uma compreensão amorosa e um estreitamento com as dores do mundo – o sentimento que os budistas chamm de compaixão.

Inspiração que nasce do olhar atento

Acostumada aos melhores hotéis e restaurantes de Paris, por força de seu antigo cargo numa estatal francesa, Blanca Suarez, assessora de imprensa, experimentou um dos momentos de maior felicidade da sua vida num ambiente bem mais simples e doméstico: a cozinha de seu pequeno sobradinho paulista. Enquanto lavava a louça, um raio de sol atravessou a garrafa de detergente transparente, que se transformou em um inusitado prisma, espalhando dezenas de arco-íris nas panelas ensaboadas. “Se não estivesse prestando atenção ao que estava fazendo, aquele instante de maravilha teria me escapado”, admite. 

11/04/2017 - 14:39

Conecte-se

Revista Bons Fluidos